Programas

Organizamos nossa atuação em quatro programas institucionais apresentados abaixo e que se articulam entre si. Como muitos de nossos projetos têm abordagem complexa a partir de uma visão sistêmica, um projeto pode fazer parte de mais de um programa conforme os seus objetivos específicos. Outra forma de enxergar a nossa abordagem tem a ver com o esforço continuado em uma determinada região ou num tema. O Procervo acumula uma série de projetos complementares para a conservação do cervo-do-pantanal no Rio Grande do Sul.

O Probutiá, além da dinâmica continuada de conservação e uso sustentável dos butiazais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, buscou replicação da experiência e ganho em escala com a adaptação de abordagem na conservação e usos sustentável dos butiazais de Quaraí associando à valorização da pecuária familiar. Evidentemente, o nosso conjunto de programas acontece graças a uma rede de parceiros, pois acreditamos que soluções sistêmicas e ecológicas para um mundo mais sustentável não são construídas de forma isolada.

Conservação da biodiversidade e áreas protegidas

Integra ações e projetos de conservação de ecossistemas e espécies ameaçados, criação e apoio à implantação de Unidades de Conservação e outras áreas protegidas federais, estaduais e municipais. Isso inclui a co-gestão da RPPN Mata do Professor Baptista, que pertence a um associado, mas é como se fosse nossa.

Educação ambiental e cultura

Aqui estão ações que quase sempre são transversais aos nosso projetos. Na educação ambiental , inclui desde o trabalho direto com crianças, jovens e adultos, até a formação de educadores ambientais para serem multiplicadores. Na cultura, atuamos com o patrimônio imaterial, seus portadores, o modo de vida de povos e comunidades tradicionais, e com o patrimônio arqueológico.

Ecodesenvolvimento

Voltado para moradores do entorno de Unidades de Conservação de proteção integral, povos e comunidades tradicionais  e territórios de corredores ecológicos, promove e apoia economias sustentáveis. Inclui o apoio ao ecoturismo, ao artesanato com fibras naturais, à pecuária familiar e uso das frutas nativas.

Políticas públicas e fortalecimento institucional

Busca que nossos projetos desdobrem-se fortalecendo ou ajudando a criar políticas públicas. Integra iniciativas estaduais, nacionais e internacionais conduzidas pelos governos ou por redes de instituições, das quais fazemos parte ou até prestamos assessoria técnica.  Inclui nossas oficinas e cursos técnicos de qualificação de agentes públicos para aperfeiçoarem sua atuação.

CURIO1.png