balonismo 2006 129_corte.jpg

RPPN Mata do Professor

A Reserva Particular de Proteção da Natureza Mata do Professor Batista é uma unidade de conservação de domínio privado, cujo objetivo é promover a proteção da natureza e a pesquisa científica a fim de conservar uma porção muito significativa para a diversidade biológica da Mata Atlântica.

Localizada no município de Dom Pedro de Alcântara, vizinho dos municípios de Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Torres, possui uma extensão de 9,22ha e pode ser acessada a partir da BR 101, por meio do acesso principal à cidade de Dom Pedro de Alcântara.

Vriesea flammea_Fotógrafo Martin Grings (1).JPG

Flora e ambientes ameaçadas

A Reserva protege um dos últimos remanescentes de floresta atlântica de terras baixas não alagada, ambiente que foi gravemente degradado pela agricultura. Nela ocorrem espécies ameaçadas de extinção, como a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), pindaíba (Xylopia brasiliensis) e cacto-corrente (Rhipsalis paradoxa).

Celeus flavescens (Fabio Duarte).jpg

Fauna ameaçada de extinção

A maioria dos animais que ocupam a Reserva são tipicamente florestais e dela dependem para encontrarem alimento, abrigo e reproduzirem-se. Podemos encontrar espécies ameaçadas como o sapinho-verde-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus macrogranulosus), rã-das-matas (Haddadus binotatus), capitão-de-saíra (Attila rufus), arapaçu-liso (Dendrocincla turdina), gato-do-mato (Leopardus tigrinus) e a cutia-amarela (Dasyprocta azarae).

Baptista.jpg

Criador da Reserva

Luis Rios de Mouta Baptista é naturalista apaixonado, botânico e apaixonado pela conservação. Formado em 1958 pela UFRGS, onde recebeu titulo de Professor Emérito. Em 1972 adquiriu as terras onde hoje é a Reserva e vem dedicando esforços para ampliá-la e consolidá-la, decidindo assim doá-la ao Instituto Curicaca em 2022.