Buscar

Bioacústica revelará novos registros de aves e anfíbios na RPPN Mata do Professor

Pesquisa com bioacústica conduzida pelo Instituto Curicaca aprofundará os conhecimentos sobre a riqueza de aves e anfíbios na RPPN Mata do Professor, gerida pela ONG. Com o apoio de gravadores, programados para registrar a vocalização das espécies durante a madrugada e o início da noite, a expectativa da equipe é encontrar novos registros de ocorrência para a área.



Os equipamentos foram cuidadosamente distribuídos buscando abranger os diferentes ambiente da Reserva que são usados por espécies de mata fechada, de borda, banhados, interior de bromélias. Os gravadores permanecem por trinta dias e são reposicionados. Os esforços se repetem em diferentes estações do ano.


Os equipamentos foram doados pelo parceiro Idea Wild. A programação para aves foi feita pelo ornitólogo Jan Mahler Jr. e para anfíbios pela herpetóloga Caroline Zank. A instalação e acompanhamento de campo estão a cargo da bióloga Letícia Bolzan e do coordenador técnico do Curicaca, Alexandre Krob. Os resultados serão incorporados ao hotsite da RPPN que está sendo preparado.


A RPPN está localizada nos Microcorredores Ecológicos de Itapeva, na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e em área prioritária para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade do bioma Mata Atlântica (MMA).


Acompanhe o Curicaca e fique sabendo dos resultados.