Bolsistas do Curicaca apresentam iniciativas no Salão de extensão da UFRGS 2025 e discutem sobre troca de saberes
- institutocuricaca

- 31 de out.
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As bolsistas do Instituto Curicaca, Manuella Menegassi e Victória Pufal, participaram da semana acadêmica da UFRGS apresentando as ações de extensão que realizam na instituição a partir da parceria entre a ONG e o Instituto de Biociências. As iniciativas, coordenadas pelo professor Fernando Gertum Becker e pelo coordenador técnico do Curicaca, Alexandre Krob, participaram de tertúlias em sala com outros extensionistas sobre questões ambientais.

O projeto “Áreas protegidas como espaço de troca de saberes entre universidade, ONG e comunidade local”, apresentado por Victória Pufal, contempla ações como o diagnóstico de biodiversidade nas regiões estudadas e fortalecimento do desenho de corredores e mosaicos de áreas protegidas. Segundo Victória, o trabalho realizado vai muito além da atuação científica. “Além de trabalhar com pesquisa, também aprendo sobre a incidência em áreas protegidas e entendo que isso não se faz só com estudos, mas também com pessoas”, afirmou.
Manuella Menegassi apresentou a iniciativa “Troca de saberes em territórios culturais do Pampa, Mata Atlântica e Zona Costeira”. O projeto visa promover diálogos sociais e intercâmbio de saberes a partir da divulgação das ações realizadas entre a UFRGS e o Curicaca. Manuella afirmou que, utilizando os mecanismos adequados, o contato entre pesquisa e público se torna mais enriquecedor e eficaz. “A causa ambiental só avança se a ciência for compreendida por todos. A minha bolsa permite isso, desenvolver um trabalho de tradução de conteúdos técnico-científicos e promover uma troca com o público externo”, destacou.
Durante a Tertúlia, alunos e orientadores discutiram formas de fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade, apontando desafios como a integração entre diferentes projetos de extensão da área ambiental e o papel essencial do voluntariado nesses núcleos. As extensionistas do Curicaca responderam a questionamentos sobre como ocorrem as trocas de saberes com comunidades locais e de que forma é possível comunicar pesquisas de maneira acessível a públicos diversos.


