Buscar

Butiazais do Litoral Norte é tema de dissertação apresentada no dia 28

Na próxima terça-feira (28), a bióloga associada do Instituto Curicaca, Karyne Maurmann, apresenta sua dissertação de mestrado com o tema “Avaliação da Estrutura Populacional e Sustentabilidade do Extrativismo Foliar de Butia catarinensis (Noblick & Lorenzi) em remanescentes do Litoral Norte do Rio Grande do Sul”, orientada pelo professor Dr. Andreas Kindel. Karyne participou do programa da ONG de conservação e uso sustentável dos butiazais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e realizou sua dissertação apoiada nesta experiência.


A bióloga avaliou no trabalho as respostas dos butiazeiros submetidos a diferentes intensidades de desfolhação, em diferentes fisionomias vegetais, nas estações pré e pós-frutificação durante dois anos. Também descreveu a estrutura populacional de dezoito populações localizadas entre os municípios de Osório e Torres (RS). O planejamento de ações para o manejo sustentável do butiá usou como base os resultados preliminares da pesquisa realizada por ela, que já estavam prontos à época da construção do plano.

A apresentação do trabalho acontece no auditório do Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem início às 14h.

CURIO1.png