top of page
Buscar
Foto do escritorinstitutocuricaca

Carnaval teve também imediata mobilização contrária à remoção política do gestor do Parque de Itapev



A notícia de uma possível remoção do biólogo Paulo Grübler da gestão do Parque Estadual de Itapeva, que veio a público na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, foi bombástico e causou inúmeras reações de descontentamento e indignação. O gestor vem realizando um ótimo trabalho, reconhecido pelo Conselho, por técnicos e instituições que atuam com o Parque e pela maioria da comunidade torrense, mas passou a sofrer perseguição política do setor desenvolvimentista local. Infelizmente, acabaram tendo acolhimento no Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Sema/RS.

Manifeste-se também ao Ministério Público de Torres, todo o cidadão pode e deve!  mptorres@mprs.mp.br


Na sexta feira mesmo, o Instituto Curicaca oficiou o Ministério Público estadual sobre os riscos da remoção à integridade do Parque, à biodiversidade, à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e à área prioritária do Ministério do Meio Ambiente, pedindo intervenção. A ONG, que atua pelo UC desde antes de sua criação em 2002, também solicitou uma reunião com a Secretária de Meio Ambiente, Ana Pellini, para entender o que o DBio pretende, assim como dar-lhe conhecimento das implicações negativas ao meio ambiente e aos processos administrativos que estão hoje encabeçados pelo Paulo. Sua saída implicará no congelamento das aquisição de terras dentro do Parque, por exemplo. Articulações em defesa do gestor estão ocorrendo em Torres por instituições e pessoas comprometidas com o Parque e logo também devem chegar ao governo estadual.

Assine e compartilhe a petição contra a remoção do biólogo Paulo Grubler da chefia do Parque de Itapeva!


Uma petição criada pelo Curicaca na segunda-feira, em menos de dois dias já alcançou quase mil assinaturas contrárias à remoção do gestor, vindas de pessoas preocupadas com os impactos negativos que uma medida política e intempestiva pode trazer. A demanda pela remoção do Paulo vem de pessoas e setores locais que, desde sempre, preferiram no lugar da Unidade de Conservação uma estrada cercada por condomínios de luxo. Para além do umbigo dos demandantes, o Parque de Itapeva é um patrimônio gaúcho, brasileiro e até mundial, como Reserva de Biosfera. Assinaturas e manifestações de preocupação chegam de todo o Brasil, de quem sabe da importância da UC, do excelente trabalho conduzido pelo atual gestor e de como este tem sido um importante contraponto para alguns interesses mesquinhos locais.

留言


bottom of page