Buscar

Centro de Visitantes do Parque Tupancy e Sede do Parque de Itapeva são inaugurados

Foi inaugurado no dia 8 de março o Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Tupancy, em Arroio do Sal. A Curicaca esteve no evento, que contou com a presença do senador Sérgio Zambiasi (PTB), do prefeito João Luiz da Rocha e de cerca de cem pessoas da comunidade.


Passado o período de obras e expectativas, o Parque Tupancy agora conta com um espaço de apoio ao visitante e uma equipe trabalhando ali, sob a supervisão da Diretora Marta Maria da Silva. Materiais informativos e banheiros também estão à disposição de quem freqüenta o local. “A inauguração desse Centro é um marco para o fortalecimento da Unidade de Conservação”, afirma Alexandre Krob, Coordenador técnico da Curicaca. Ele explica que o Parque é uma área-chave para a implantação dos Corredores Ecológicos da região de Itapeva, que permitem a passagem dos animais em busca de comida ou de um lugar para procriar. Atualmente, o Tupancy abriga um criatório conservacionista com um grande número de capivaras, ratões-do-banhado, aves aquáticas, tartarugas e cágados que antes existiam em todas as lagoas e banhados do litoral. Com a ampliação das atenções da Prefeitura para toda a área do Parque, é possível que alguns desses animais voltem a ocupar a Lagoa do Remanso, que fica dentro da Unidade de Conservação.


Prefeitura de Arroio do Sal fez deferência ao trabalho da Curicaca Uma das homenageadas pelo Certificado Parceiro 2007 da Prefeitura de Arroio do Sal, a Curicaca foi lembrada novamente pelo Prefeito durante a cerimônia de inauguração. Além da atuação em prol do Parque Tupancy, a Curicaca vem trabalhando no município em educação ambiental, na valorização das iniciativas em turismo rural e no apoio à qualificação de técnicos ambientais e professores, tudo isso vinculado à implantação dos microcorredores ecológicos.


O Parque Tupancy é um local importante para a conservação da Mata Atlântica e oferece oportunidades para a geração de renda com o ecoturismo e de educação ambiental. A próxima novidade prevista são as trilhas por dentro da mata, atualmente em processo de elaboração pela equipe do Parque com a colaboração da Curicaca, que realiza os trabalhos da Ação Cultural de Criação "Saberes e Fazeres da Mata Atlântica" no local desde o início de 2007. Com isso, os visitantes passarão a ter também um caminho orientado e sinalizado para percorrer em meio à natureza.


Parque Estadual de Itapeva também tem inauguração No dia 14 de março, foi a vez da Sede do Parque Estadual de Itapeva ser inaugurada, juntamente com a sede da Agência Florestal Torres DEFAP/SEMA e do Policiamento Ambiental do Comando Ambiental da Brigada Militar, no município de Torres/RS.

CURIO1.png