Buscar

Criação de UC no Rio Pelotas vai a consulta pública

Já têm data marcada as reuniões de consulta pública que irão discutir a proposta de criação de uma Unidade de Conservação na Bacia do Rio Pelotas, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Elas ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de abril e 02 de maio, nos municípios de Bom Jesus (RS), São José dos Ausentes (RS), Lages (SC) e Timbé do Sul (SC), respectivamente. Todos estão convidados a comparecer aos encontros, em especial órgãos ambientais, entidades públicas das três esferas, organizações não governamentais (ONGs), proprietários de terras, representantes do empresariado e associações comunitárias.


A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para estabelecer um Refúgio de Vida Silvestre no local tem sido apoiada e articulada pela Curicaca desde a sua concepção. Agora, a proposta chega à etapa que define como vai ser a UC: a partir das sugestões feitas nos encontros, o MMA vai reavaliar a sua proposta e, caso considere necessário, pode ajustar alguns de seus pontos.


Pela proposta, a Unidade de Conservação vai incluir parte dos Municípios de Bom Jesus, São José dos Ausentes e Cambará do Sul (RS) e Capão Alto, Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Lauro Muller, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado (SC).


Localizado entre Bom Jesus e Lages, o Rio Pelotas é uma das nascentes do Rio Uruguai e na sua bacia situa-se a região de Pai Querê, uma das Áreas-Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ela abriga, portanto, porções de Mata Atlântica cuja importância é reconhecida pela Unesco e pelo MMA. A criação de uma Unidade de Conservação no local seria um passo fundamental para a conservação da riqueza biológica existente ali, permitindo minimizar os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Barra Grande.


As reuniões estão sendo organizadas pelo MMA em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Veja os seus horários e locais:


- Dia 28/04/2008, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Bom Jesus (RS); - Dia 29/04/2008, às 19h, na Sede Social do CTG Rodeio da Saudade, em São José dos Ausentes (RS); - Dia 30/04/2008, às 19h, no Auditório do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Lages (SC) e, - Dia 02/05/2008, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Timbé do Sul (SC).

CURIO1.png