Buscar

Criação do Conselho Consultivo do Banhado dos Pachecos é anunciada

Em resolução divulgada agora em dezembro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) estabeleceu a criação do Conselho Consultivo do Refúgio da Vida Silvestre do Banhado dos Pachecos, do qual o Curicaca fará parte. A medida é mais um passo importante no processo de implantação da UC, localizada na região de Viamão, e deve garantir uma melhor articulação entre a comunidade na gestão e preservação do Refúgio.


O Banhado dos Pachecos é uma área de extrema importância em termos de biodiversidade no Rio Grande do Sul e prioritária para o Programa de Conservação do Cervo do Pantanal (PROCERVO), que vem sendo desenvolvido pelo Curicaca. As populações remanescentes do cervo ameaçado de extinção ocupam a bacia do Rio Gravataí.


Atualmente, a área vem sendo estudada também por pesquisadores das áreas de biologia e zoologia da UFRGS para que seja gerado um inventário da fauna, que a esta altura já revelou a existência de 225 espécies de aves, 11 ameaçadas de extinção, o que comprova a relevância da preservação do Banhado.


O processo de criação do conselho vinha sendo acompanhado pelo Curicaca. Para Alexandre Krob, coordenador técnico da ONG, “a criação do conselho de uma Unidade de Conservação é um marco na sua gestão e pode ajudar muito a ampliar sua efetividade em conservação da biodiversidade. O conselho é a principal arena de gestão de conflitos, de construção de parcerias, de busca de soluções. Estamos muito felizes de ter feito parte dessa construção e de fazer parte desse conselho”, complementa Krob.

CURIO1.png