Buscar

Curicaca apóia exposição “Ilustração: Arte de Narrar”

O Instituto Curicaca está colaborando com a exposição “Ilustração:Arte de Narrar”, que ocorre entre os dias 21 de setembro e 11 de novembro, na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS.  A participação foi motivada pelo uso contínuo da ilustração como ferramenta lúdica nas ações de educação ambiental realizadas pelo Curicaca. A fim de incentivar a apropriação de temáticas sociais por essa linguagem diferenciada, o Instituto também lançou, no início de setembro, o blog "Ilustradores e o Código Florestal”. É um modo de desafiar os artistas a manifestarem-se sobre as mudanças que estão ocorrendo no Código e atrair a população para esse debate. O evento, que visa valorizar e reconhecer a importância da ilustração como linguagem visual contemporânea é promovido pelo Instituto de Artes da UFRGS, através da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, onde irá ocorrer a exposição, os seminários e as oficinas, todos com entrada franca para o público em geral.  Obras de mais de 50 artistas de expressão no cenário gaúcho foram selecionadas para o evento.

A ligação do Instituto Curicaca com UFRGS ocorre através da cooperação acadêmica e de recursos humanos em diversos setores, como o desenvolvimento conjunto de metodologias e práticas de educação ambiental. Patrícia Borher, uma das curadoras da exposição, utiliza a ilustração como linguagem para motivar e estimular crianças e professores em encontros e materiais voltados à educação ambiental. Ela, além de ilustradora é coordenadora de Educação Ambiental e Cultura do Curicaca e avalia que “a imagem tem uma mensagem muito direta,consegue falar na linguagem dos alunos”.

Outro modo reconhecer a ilustração como linguagem visual presente e participante dos processos sociais é através da abordagem de assuntos geradores de conflitos. Com este objetivo o Curicaca lançou o blog “Ilustradores e o Código Florestal”. Obras de Patrícia e outros ilustradores, que também estarão na exposição, já estão no blog, que pretende atrair cada vez mais colaboradores e estimular percepções diferenciadas sobre as decisões ambientais que estão sendo tomadas no nosso país.

Alguns artistas que estarão participando da exposição: Aline Daka, Ana Terra, Carla Pilla, Cristina Biazetto, Edgar Vasques, Edu Oliveira, Eduardo Vieira da Cunha, Fábio Zimbres, Eloar Guazzelli Filho, Hermes Bernardi Jr,Jaca, Kyoko, Laura Castilhos, Luís Fernando Veríssimo, Mara Caruso, Marília Pirillo, Moa, Nara Amélia, Paula Mastroberti, Pedro Alice, Pilar Prado, Rodrigo Núñez, Tatiana Sperhacke, Teresa Poester e Vit Nuñez

Abertura  da Exposição:"Ilustração: Arte de Narrar"

21 de setembro, quarta,das 19 às 21h Visitação: de 22 de setembro a 11 de novembro de 2011, de segunda a sexta, das 10 às 18h Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos,248, 1º andar, Porto Alegre)

Seminário “Ilustração: Arte de Narrar”

4 e 5 de outubro, terça e quarta, das 14 às17h Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS Rua Senhor dos Passos,248, 1º andar, Porto Alegre)

Oficinas

3 de outubro: "Livros para crianças: Texto, imagem e diálogo", com Gláucia de Souza; "A narrativa das imagens: Para saber ler ilustração", com Ana Terra

7 de outubro: "Livro de artista: uma experiência digital", com Mara Caruso

Blog “Ilustradores e o Código Florestal” http://curicacacodigoflorestal.blogspot.com/

CURIO1.png