Buscar

Curicaca apresenta funções de mosaico em evento sobre Gestão em Terras Indígenas


Na próxima terça-feira (19), o coordenador técnico do Instituto Curicaca, Alexandre Krob, ministra a palestra “A figura do mosaico de áreas protegidas e interfaces de gestão entre Unidades de Conservação e áreas indígenas”, durante o 1° Seminário de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas no RS: desafios, ações e possibilidades. A proposta de criação de um mosaico que constitua uma Área de Preservação Ambiental para o Morro São Pedro, na zona sul de Porto Alegre, vem sendo discutido desde maio desse ano.


O Seminário tem como objetivo articular o diálogo entre as instituições públicas e ONGs com projetos, programas ou políticas públicas que já estejam sendo desenvolvidas com os povos indígenas. Portanto um dos tópicos centrais de discussão é a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) no RS, que firma compromisso em promover a proteção, recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas.


O evento é promovido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), em parceria com a Divisão Indígena do Departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Indígenas (DPAQUI/SDR) e apoio do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).


As inscrições devem ser realizadas por meio do e-mail: seminariogtars@gmail.com, informando nome completo, RG, além de instituição de vínculo (acadêmico e/ou profissional, etc.). As atividades acontecem nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no Auditório da Faculdade de Economia, a partir das 8h30min.

CURIO1.png