Buscar

Curicaca finaliza as aulas de seu primeiro curso a distância

Assim como diversas faculdades, empresas e start-ups, o Instituto Curicaca teve que adaptar suas iniciativas por conta da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a realização de diversas ações que planejamos ao longo do ano. O curso para professores “Atualização em Práticas Pedagógicas no Enfrentamento da Poluição dos Oceanos por Plástico”, uma dessas ações, planejado em parceria com a European Outdoor Conservation Association (EOCA), acabou sendo o primeiro curso de formação complementar realizado por ensino remoto. O Curicaca, acostumado a realizar cursos presenciais, conseguiu se adaptar e ministrar as aulas de forma que os 20 professores inscritos puderam aproveitar ao máximo da experiência EAD.

Sobre o curso

Finalizado no início de dezembro, o curso para professores online e gratuito “Atualização em Práticas pedagógicas no enfrentamento da poluição dos oceanos por plásticos”, foi feito pela Plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), outra parceira da ação. Passando por 5 encontros síncronos e mais 10 horas de aula assíncrona, os professores se aprofundarem em temas como a produção e manejo de resíduos sólidos plásticos, políticas públicas de gestão de resíduos, educação ambiental crítica, bem como o impacto dos mesmos na cadeia alimentar e na biodiversidade.





A seleção dos professores participantes foi feita em conjunto com a Secretaria de Educação de Mostardas e as vagas restantes foram distribuídas para profissionais de outras cidades costeiras do Estado. As biólogas do Instituto Curicaca, Letícia Bolzan e Marília Marques, elaboraram e deram as aulas, com a ajuda da coordenadora de Educação Ambiental da ONG, Patrícia Bohrer e do especialista em políticas públicas em gestão de resíduos, Alexandre Krob. Também apoiaram o projeto: o Instituto de Biociências e a pesquisadora da Feevale, Marina Zimmer Correa.


Com o grupo de professores também foi produzido uma carta aberta aos prefeitos das cidades litorâneas do Estado, com medidas e diretrizes para combater a poluição dos oceanos localmente, e será enviada para as prefeituras de pelo menos 11 cidades em forma de ofício. Continuaremos as atividades com uma rede virtual de educadores contra a poluição por plásticos e consumismo para a troca de ideias, materiais, motivação e futuramente (quando possível) encontros presenciais.


Todas as aulas síncronas foram transmitidas também no Facebook do Instituto Curicaca e estão disponíveis para quem quiser assistir. Abaixo listaremos os temas e deixaremos o link de cada aula:


19 de novembro - "Educação Ambiental crítica: experiências pedagógicas de 23 anos de educação ambiental, sustentabilidade e ação política cidadã”: https://www.facebook.com/InstitutoCuricaca/videos/290781672251752

29 de outubro - “Como a Política Nacional de Resíduos Sólidos conversa com políticas municipais e responsabilidades individuais, e o que cobrar nas eleições regionais sobre a poluição dos oceanos?”: https://www.facebook.com/InstitutoCuricaca/videos/392220991823734

15 de outubro - “Poluição dos Ambientes Costeiros/Marinhos por Plástico e seus impactos: Biodiversidade, Saúde Humana e socioeconômica”: https://www.facebook.com/InstitutoCuricaca/videos/353064936015106

CURIO1.png