top of page
Buscar

Curicaca fornece depoimento sobre caça ilegal na APA do Banhado Grande e busca soluções com o GAIA

O coordenador técnico do Instituto Curicaca, Alexandre Krob, concedeu entrevista ao JA Repórter, da RBS, em matéria que denuncia em detalhes a atuação de caçadores na APA do Banhado Grande, maior unidade de conservação do estado, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre e abrangendo os municípios de Gravataí, Glorinha, Santo Antônio e Viamão.



O ecossistema de áreas úmidas cumpre com diversas funções essenciais, como regulação climática, sequestro de carbono, abastecimento de água, polinização, paisagem, biodiversidade e turismo, e abriga uma das últimas populações do Cervo-do-pantanal no Brasil, o maior veado das Américas, ameaçado de extinção.


O Curicaca facilita as dinâmicas de atuação conjunta de polícias contra crimes ambientais no Grupo de Atuação Integrada Anticaça (GAIA), onde o assunto vinha sendo tratado desde abril de 2024 e do qual faz parte a Delegacia Especializada de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil executou operação com seis mandados de busca e apreensão contra quatro investigados de crime organizado que caçam, matam e vendem capivaras às margens do Rio Gravataí, um dos quais foi preso.


São poucos guarda-parques para os 137 mil hectares da UC, área alvo de ação coordenada de caçadores ilegais que visam, além das capivaras, o jacaré-de-papo-amarelo e o ratão-do-banhado, e também fazem pesca proibida. O Comando Ambiental da Brigada Militar, que também faz parte do GAIA, tem atuado na região, mas não exclusivamente, atendendo 140 municípios em diversas demandas.


Confira a reportagem completa em: https://globoplay.globo.com/v/13166420/.

Comments


bottom of page