Buscar

Curicaca inicia novo projeto que visa reduzir plásticos em oceanos

O Instituto Curicaca começou a execução do projeto “Bird Watching To Reduce Plastic Pollution Brazil”, que recebeu, no dia 16 de abril, a aprovação do financiamento da European Outdoor Conservation Association (EOCA). Com o objetivo de reduzir a poluição por plásticos na área marinha do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, a proposta foi a mais votada em sua categoria “Natureza” e a 3ª mais votada de todos os projetos contemplados mundialmente para a votação pública, realizada através do site da EOCA.


A campanha virtual atingiu mais de 100 mil pessoas. Esse alcance amplifica o debate da crescente poluição de plásticos nos mares, causadora de uma mortandade de animais cada vez maior e mais preocupante. Agradecemos ao Instituto de Biociências da UFRGS (IB), Núcleo de Educação Monitoramento Ambiental (Nema), ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe/ICMBio, ao WWF-Brasil, ao Jornal O Eco e a todas as demais instituições e indivíduos que auxiliaram, por voto ou divulgação. 


O Parque, localizado entre os municípios de Tavares e Mostardas, próximos à Laguna dos Patos (RS), é de grande importância para aves migratórias, assim como para mamíferos e répteis marinhos. O projeto propõe encontros e ações com os grupos de observadores de aves e seus guias, que movimentam a atividade turística do local. O intuito é torná-los multiplicadores do cuidado com a área. Uma exposição fotográfica itinerante, encontros de diagnóstico e sensibilização, eventos de limpeza da praia, oficinas de qualificação e planejamento de resíduos da pesca e urbanos, com foco na redução de plásticos, são algumas das ações planejadas. Mais de 700 pessoas estarão envolvidas nesse projeto de conscientização geral, de veranistas, pescadores, professores e alunos visitantes da área, através da troca com os observadores de aves. As reuniões com as escolas de Mostardas e Tavares já estão sendo agendadas. Acompanhe nossas atividades e se envolva na luta contra a poluição por plásticos! 

CURIO1.png