Buscar

Curicaca participa da Declaração dos Jovens pela conservação ambiental no III CAPLAC

Jovens de diferentes países das regiões latinoamericana e caribenha marcaram presença no III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe (CAPLAC), que aconteceu do dia 14 a 17 de outubro, em Lima, Peru. Durante o congresso, os técnicos do Curicaca Letícia Bolzan e Rodrigo Becker, participaram da construção coletiva da Declaração dos Jovens, apresentada com intervenção artística ao final do evento. 


No documento foram levantadas visões, preocupações e anseios relativos a questões como serviços ambientais, políticas públicas, comunicação e educação ambiental, parcerias, saberes ancestrais e consumo sustentável. As vozes das e dos jovens concordaram na necessidade de promover as áreas protegidas e conservadas como meios de combate à crise climática e à degradação da biodiversidade. Outros grupos em situação de opressão e vulnerabilidade político-social como as mulheres e os indígenas também construíram e apresentaram documentos contendo a união de suas propostas, estratégias e demandas. 



Durante as apresentações da semana, sob o lema “exigimos, propomos e nos comprometemos”, os jovens levantaram suas vozes e motivaram outros da região a caminharem juntos nessa luta. A proposta de formação da RELLAC Jovem, “Rede de Jovens Líderes em Áreas Protegidas e Conservadas da América Latina e do Caribe”, foi apresentada e discutida com um grupo de especialistas em conservação e educação ambiental presentes no Congresso. O objetivo da rede é de difundir conhecimentos e trocar experiências, estimulando potenciais capacidades. Saiba mais sobre o histórico de mobilização dos jovens e os produtos que apresentaram no CAPLAC através deste link.




CURIO1.png