Buscar

Curicaca participa da elaboração de trilhas para visitantes no Tupancy - confira a reportagem da RBS

Com a chegada do verão e a proximidade da inauguração do Centro de Visitantes no Parque Tupancy, em Arroio do Sal, o pessoal que trabalha na Unidade de Conservação está elaborando trilhas para quem visita o local. Conhecida pelo seu trabalho na região, a Curicaca foi chamada a colaborar com idéias e soluções para questões como a definição dos caminhos a serem percorridos, atividades que possam ser realizadas com os visitantes e o texto das placas de orientação.


Desde o ano passado, a Curicaca tem trabalhado intensamente na área, recebendo centenas de alunos e dezenas de professores de municípios da região conhecida como Restinga de Itapeva - Arroio do Sal, Morrinhos do Sul, Torres, Mampituba e Dom Pedro de Alcântara - para os módulos "APP" e "Reserva Legal" da Ação Cultural de Criação "Saberes e Fazeres da Mata Atlântica", desenvolvida dentro do Programa de Educação Ambiental da ONG.


Nesta terça-feira, o programa Jornal do Almoço, da RBS TV, veiculou uma matéria sobre a Unidade de Conservação, dentro da série "Caravana de Verão" (assista ao vídeo abaixo). A reportagem contou com a participação da Patrulha Ambiental de Arroio do Sal, grupo formado por alunos de escolas municipais de Arroio do Sal e coordenado pela profª. Tânia Spolaor. Em janeiro, a Patrulha esteve com a Curicaca no Parque Tupancy para as atividades da Ação Cultural de Criação. Os cuidados com a Unidade de Conservação e as explicações dadas pelas crianças ao longo da reportagem, como fazer silêncio para não assustar os animais e a relação entre a coloração dos líquens e a poluição, indicam os resultados positivos da vivência.

CURIO1.png