Buscar

Curicaca participa da Exposição Itinerante do Cidadão Atuante

Nos dias 24 e 25 de setembro, o Instituto Curicaca vai participar da atividade “Exposição Itinerante do Cidadão Atuante – A Mata Atlântica é aqui! ”, realizada pela ONG SOS Mata Atlântica. O projeto consiste em um caminhão com jogos, dinâmicas, palestras, vídeos e outras atividades de educação ambiental voltadas para escolas e público em geral.

O veículo está no Parcão, em Porto Alegre, desde o dia 21 e vai ficar até domingo, 25. O horário de funcionamento é das 10h às 16h. No sábado, 24, o Curicaca vai integrar-se com uma tenda própria e realizando atividades voltadas à temática da água, das 13h às 16h. No dia 25, das 11h às 14h, o Instituto trabalhará com educação ambiental e as áreas de preservação permanente e corredores ecológicos.

A oportunidade será um momento de divulgação do trabalho do Curicaca e de realização de atividades lúdicas e interativas de educação ambiental com um público diferente do que habitualmente trabalha a ONG. A mediadora Simone Ximenes explica que o foco de trabalho do Instituto Curicaca na área de educação ambiental geralmente se situa em torno das Unidades de Conservação do litoral norte e Viamão, “nesse final de semana será diferente poderemos entrar em contato com crianças de Porto Alegre e dialogar com a população local”, finaliza.

Além do Curicaca, também estão participando e apoiando a exposição a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE), Instituto Sea Shepherd Brasil e Fundação Gaia.

Confira a programação abaixo e levem as crianças para participarem, aprendendo um pouco mais sobre o meio ambiente!!

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento:

CineMata, Mini Biblioteca para  Consultas, brincadeira Caminho das Águas, Mapa Interativo, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Quebra-Cabeças Ambiental, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos e outros Jogos Educativos.

24 de setembro (sáb) – Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h

10h às 16h – Exposição de fotos: Cactos Gaúchos por Paulo Backes - Fundação Gaia. 11h às 12h – Cinemata: documentário “Lutzenberger For Ever Gaia” de Otto Guerra e Frank Coe - Fundação Gaia. 12h30 – Os Super Amigos da Água – Espetáculo de manipulação de Bonecos do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre. 13h às 16h – O Conto da Gotita: contação de história e exposição sobre bacias hidrográficas e lençóis freáticos - Instituto Curicaca.

25 de setembro (dom) – Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h 10h às 16h – Exposição de fotos: Cactos Gaúchos por Paulo Backes - Fundação Gaia. 11h às 12h – Cinemata: documentário “Lutzenberger For Ever Gaia” de Otto Guerra e Frank Coe - Fundação Gaia. 12h às 14h – Atividades sobre Áreas de Proteção Permanente (APP) com painéis, fantoches e jogos - Instituto Curicaca. 16h – Encerramento das atividades.

CURIO1.png