Buscar

Curicaca passa a atuar em dois novos Conselhos de Unidades de Conservação

Foi oficializada no dia 19 de junho, mas divulgada somente nesta semana a criação dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação (UCs) Estação Ecológica Estadual de Aratinga e Área de Proteção Ambiental Rota do Sol. O Instituto Curicaca foi convidado a fazer parte dos dois Conselhos, que funcionam como fóruns muito importantes no fortalecimento da gestão participativa das UCs.


Para dar início ao trabalho, foi marcada para o dia 8 de agosto a Primeira Assembleia Geral dos Conselhos, que será realizada com o objetivo de nivelar os conhecimentos e fornecer subsídios para qualificar o trabalho que virá a ser realizado. Serão apresentados conceitos gerais sobre Unidades de Conservação, características específicas das duas UCs em questão, potencialidades do Conselho e o papel de seus membros e, finalmente, acontecerá o empossamento dos conselheiros.


A ESEC de Aratinga é uma UC de proteção integral, com um caráter bastante restritivo ao uso, e está inserida dentro da APA Rota do Sol, que lhe serve de zona de amortecimento. Essa associação acaba envolvendo setores e representações semelhantes nos seus conselhos gestores e justifica a realização conjunta de suas ações. A APA abrange os municípios de Cambará do Sul, Itati, Três Forquilhas e São Francisco de Paula. As sedes administrativas das UCs funcionam no mesmo local, em São Francisco de Paula.


Após a instalação dos conselhos, um dos primeiros passos é a elaboração do regimento interno de cada um deles, que devem ser um pouco diferentes já que as Áreas de Proteção Ambiental têm um fórum de caráter deliberativo e as Estações Ecológicas de caráter consultivo.

CURIO1.png