Do dia 5 ao dia 13 de maio, o Instituto Curicaca deu continuidade à segunda etapa das atividades em Educação Ambiental para as quais foi escolhido como executor técnico no âmbito do Projeto RS Biodiversidade, ação iniciada em março com as Oficinas de Sensibilização. Nesta segunda etapa foram trabalhadas dinâmicas de fortalecimento dos grupos de professores que agora estão mais próximos de um trabalho em rede. Em Santa Maria, por exemplo, há um núcleo bem articulado e que, a partir do envolvimento nas oficinas, se reuniu para pensar em conjunto ações nas escolas. Uma rede semelhante está se formando também na região do Escudo.
Neste curso foram desenvolvidas dinâmicas de vivência na natureza, trabalhando um aprofundamento do olhar e das percepções sensoriais através da experiência de trilha. Os professores da região do Escudo, que participaram do curso em Caçapava do Sul, se mostraram já bastante integrados com este tipo de experiência em espaços naturais, o que foi uma ótima surpresa. Para ampliação das perspectivas em relação ao histórico da Educação Ambiental e do pensamento ecológico, foi apresentada uma linha do tempo com os principais marcos nacionais e internacionais, trazendo à discussão a complexidade ambiental, institucional e política deste trabalho e criando vínculos com as iniciativas regionais.
Foi contemplada ainda, nesta fase, a região da Campanha, onde o curso aconteceu na cidade de Santana do Livramento. Em Viamão, que corresponde à quarta região atingida pelo projeto, o curso ocorre nos dias 22 e 23 de maio. Como retorno quanto às atividades dirigidas na primeira oficina, alguns professores comentaram que as dinâmicas foram reproduzidas com bom aproveitamento nas escolas. Finalizada esta etapa, os docentes seguem trabalhando na elaboração de um projeto, à distância, para ser aplicado nas instituições em que lecionam, sendo que o curso teve uma parte dedicada a apresentar técnicas e ferramentas para tornar mais eficazes as ações planejadas.
Duas etapas de oficinas ainda vão acontecer ao longo de 2014 com o mesmo objetivo de estimular a conscientização sobre a biodiversidade, sua conservação e uso sustentável, e desenvolver a inserção transversal de temas como educação ambiental, biodiversidade e sustentabilidade nos projetos político-pedagógicos escolares.
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