top of page
Buscar
Foto do escritorinstitutocuricaca

Curicaca realiza oficina técnica de gestão de carnívoros domésticos em UC

O terceiro encontro da série ampliou, com mais de 30 participantes, as discussões, trocas de experiências e busca de soluções para os desafios que as Unidades de Conservação da natureza do Sul do Brasil enfrentam na gestão de carnívoros domésticos. Cães e gatos são um problema comum na maioria das áreas, perturbando, predando e transmitindo doenças à fauna ameaçada de extinção, mas há grandes variações de contexto, desde ilhas até áreas urbanas, que demandam abordagens diferenciadas.



Na forma de oficina, com trabalhos em grupo e plenárias, os participantes de UC federais e estaduais, técnicos e pesquisadores, destacaram as dificuldades de destinação quando é necessário capturar os animais. Para os casos de cães ferais, que vivem em matilhas e são agressivos, foi debatida a alternativa de eutanásia, as medidas possíveis para tentar ao máximo evitá-la e o amparo legal envolvido.


A castração, opção comumente buscada, foi tratada sob o alerta de que precisa ser uma medida anual continuada por vários anos e abrangendo cerca de 80% da população de carnívoros domésticos para que tenha sucesso, o que esbarra na disponibilidade de recursos financeiros suficientes e de longo prazo. Ficou claro que nenhum órgão gestor tem em si a capacidade plena para atuar e que as parcerias, bem escolhidas, são extremamente necessárias.


Os participantes receberam desafios de gestão baseados na vivência do Curicaca para então exercitarem em grupo a etapa de “Desenho do Planejamento”, definindo quem convidar ao processo e qual a linha de partida conforme o contexto. Numa UC os cães transmitem sarna à fauna silvestre, noutra há matilhas de cães asselvajados, outra ainda onde predominam cães de caça vindos das propriedades vizinhas, ou aquela onde os gatos domésticos têm predado anfíbio e réptil ameaçados de extinção.


A equipe do Curicaca vem desenvolvendo um Guia de apoio a gestão de carnívoros domésticos em UC, que servirá de orientação aos gestores, principalmente no apoio a um planejamento, buscando efetividade. Com ajuda final do WWF Brasil o produto deverá estar disponível ainda em 2024.

Comments


bottom of page