top of page
Buscar

Curicaca recebe especialistas em conservação de felinos no projeto Onças do Yucumã



Uma equipe de peso de especialistas em conservação de felinos acompanhou o Curicaca em dois dias de trabalho de campo no Parque Provincial Moconá e Reserva de Biosfera de Yaboti, na Provícia de Misiones, Argentina. Foi a oportunidade para conhecerem um pouco dos desafios da conservação da onça-pintada e outros grandes mamíferos ameaçados de extinção que ocupam o território transfronteirico da porção meridional do Corredor Trinacional. Jim Sanderson e Flávia Tirelli fazem parte do Grupo de Especialistas em Gatos (selvagens) e Fernando Lima coordena o Projeto Felinos da Cantareira.


O convite para que Jim conhecece a iniciativa do Curicaca partiu da Flávia, que também é associada da ONG e é o elo da parceria formada com o Laboratório de Evolução, Sistemática e Ecologia de Aves e Mamíferos da UFRGS (BiMA-Lab). As pesquisas sobre a população de onças-pintadas do Parque Estadual do Turvo, no Rio Grande do Sul, tem sido feitas sob orientação da pesquisadora.


Jim Sanderson é Gerente do Programa de Conservação de Felinos Selvagens da Re:wild. É o fundador e diretor da Small Wild Cat Conservation Foundation, membro do Grupo de Especialistas em Gatos da IUCN, membro do conselho de revisão do Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund e membro da Wildlife Conservation Network. A missão de Jim é garantir a sobrevivência de pequenos felinos selvagens e seus habitats naturais em todo o mundo. Essa missão é alcançada por meio do trabalho com parceiros locais para identificar e mitigar as ameaças aos pequenos felinos selvagens.



Algumas das ameaças à conservação da onça-pintada são as mesmas para os pequenos felinos que ocorrem na região, como o gato-do-mato-do-sul (Leopardus guttulus - VU/IUCN), o gato-maracajá (Leopardus wiedii - VU/BR) e a jaguatirica (Leopardus pardalis - VU/RS). Sofrem com a fragmentação de habitat, a caça reativa quando atacam as galinhas, a predação e transmissão de doenças por cachorros domésticos, por exemplo, portanto as ações que vem sendo realizadas pelo Curicaca em parceria com @wwfbrasil para a proteção do maior felino das Américas são um guarda-chuva.

bottom of page