Buscar

Curicaca retoma atividades de educação ambiental no RS Biodiversidade

O Instituto Curicaca iniciou mais um ciclo de formação em educação ambiental promovido pelo Projeto RS Biodiversidade, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Sema. As duas oficinas são voltadas aos professores estaduais que participaram do ciclo de 2014. “Educação ambiental crítica” e “Atuação cidadã em temáticas ambientais” são os eixos que pretendem provocar reflexões mais profundas sobre as questões que nos desafiam como sociedade e como Planeta. 



A problemática dos resíduos sólidos, que continua recorrente nos anseios de professores e de toda a sociedade, foi o tema gerador das oficinas de educação ambiental crítica. Elas ocorreram entre agosto e setembro nos municípios de Uruguaiana, Santana do Livramento, Tapes, Tavares, Santa Maria, Agudo, Encruzilhada do Sul e Caçapava. Os professores foram provocados a um olhar complexo sobre o contexto municipal e da escola e a uma autorreflexão sobre sua postura individual e transformadora. Por meio de uma releitura, perceberam as forma como a sociedade é empurrada ao consumismo e à perda de valores, o quanto somos explorados psicologicamente à encontrar poder e autoafirmação adquirindo bens supérfluos. Chegaram a única saída, ainda pouco praticada, o consumo consciente. 


Com a segunda oficina, que inicia no final de outubro, as dinâmicas vão tratar das competências e responsabilidades institucionais e cidadã em relação à natureza e a cultura. Pretende melhorar o acompanhamento social para que entes públicos cumpram com suas obrigações legais. O encontro causará reflexões sobre as relações entre as pessoas, os grupos e destes com as instituições da sociedade para efetivar práticas de transformação da realidade. 


Os professores estaduais que participaram das oficinas realizadas em 2014 e têm interesse em participar das que estão sendo executadas este ano, podem entrar em contato diretamente com o Instituto Curicaca (ea@curicaca.org.br) ou com a Secretaria Estadual de Educação por meio de suas coordenadorias. 

CURIO1.png