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Das escolas para o mundo: a Educação Ambiental começa aqui

O período de volta às aulas é um momento oportuno para relembrarmos as atividades de educação ambiental do Instituto Curicaca voltadas para professores estaduais promovidas pelo RS Biodiversidade. O ciclo de Oficinas de Formação em Educação Ambiental, "Atuação cidadã em temáticas ambientais", encerrou no mês de dezembro, percorrendo os municípios de Encruzilhada, Caçapava, Tapes, Uruguaiana, Livramento, Tavares e Santa Maria.  O projeto contemplou em 2015 mais duas abordagens para a formação dos professores, das quais Atuação Cidadã em Temáticas Ambientais foi a continuação da Oficina de Educação Ambiental Crítica, que aconteceu de agosto à setembro. 



Ambos os eixos, fundamentados pelas duas oficinas, permitiram aos educadores trocas de experiências e debates profundos, bem como, olhares mais atentos às temáticas complexas de gestão ambiental e aos desafios cotidianos trazidos às escolas por pais e alunos. Enquanto na primeira oficina desenvolviam a educação crítica, voltavam à audição para analisar problemas ambientais, na segunda oficina ampliaram suas capacidades para falar sobre eles e propor a partir deles.  A capacitação em "Atuação cidadã em temáticas ambientais" reforçou nos educadores a necessidade do domínio de metodologias pedagógicas para ampliar o potencial transformador desses professores. Além de sensibilizar a sociedade sobre a importância da conversação dos ecossistemas e do uso racional dos serviços ambientais que a natureza nos oferece, o professor deve ser um provocador de ações cidadãs de pais e alunos. 


As oficinas buscam que temáticas, como, consumo consciente versus a produção excessiva de lixo, o uso extensivo de pesticidas e agrotóxicos e os investimentos em agroecologia, crescimento urbano desordenado e a exploração devastadora das áreas rurais, sejam discutidas em salas de aula, induzindo a reflexão de que somos multiplicadores do aprendizado e atores fundamentais na luta pela conservação ambiental e pela sustentabilidade. 

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