No mês de maio será realizado um workshop para apresentação e discussão do Termo de Referência que vai orientar a elaboração do Programa de monitoramento de fauna terrestre em empreendimentos hidrelétricos no Rio Grande do Sul.
A proposta tem o objetivo de reduzir o impacto dos empreendimentos hidrelétricos sobre a fauna dos locais atingidos pelo alagamento das barragens. Em muitos casos, os animais não se adaptam ao ambiente no qual foram realocados e, em outros, a introdução de novas espécies altera a cadeia alimentar da área receptora, causando desequilíbrios que ameaçam as espécies que já estavam ali anteriormente. Além de metodologias para o resgate da fauna, serão sugeridas formas de monitoramento dos animais realocados.
O documento foi criado conjuntamente pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Biologia/UFRGS, pelo Instituto Curicaca, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e pelo IBAMA, que são também os realizadores do evento. Participam do encontro técnicos das instituições responsáveis pela iniciativa, pesquisadores e consultores ambientais convidados.
コメント