top of page
Buscar

Em iniciativa inédita no Rio Grande do Sul, Curicaca reúne polícias contra a caça no Parque do Turvo

Um treinamento tático de fiscalização e combate a caça em trilhas na floresta, em estradas rurais e com operações embarcadas foi organizado pelo Instituto Curicaca e o Comando Ambiental da Brigada Militar no Parque do Turvo, no âmbito da parceria com o WWF Brasil para a conservação da onça-pintada e suas espécies presas na Ecorregião Alto Paraná. Os participantes foram recebidos no Parque pelo gestor Rafael Schenkel, após acordo entre Curicaca e Sema-RS.



A iniciativa reuniu agentes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente de Porto Alegre, policiais civis das DP de Tenente Portela e de Três Passos, policiais rodoviários federais de Ijuí, Seberi e Sarandi, policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Ambiental de Passo Fundo, da 3º Companhia Ambiental de Santa Rosa e da Patram de Três Passos e guarda-parques dos parque do Turvo e do Papagaio-charão e da APA do Banhado Grande.


O treinamento de conduta foi conduzido pelo Ten. Cel. Rodrigo Gonçalves dos Santos, comandante do CABM, e as dinâmicas de grupo e atualizações sobre o Plano Integrado de Controle da Caça e da ferramenta SMART Conservation foram conduzidas por Alexandre Krob, coordenador técnico do Instituto Curicaca e do projeto de conservação “Onças do Yucumã”.


Um dos maiores resultados é o fortalecimento das trocas entre agentes e instituições, o que aumenta a capacidade de investigação com uso de inteligência. Na avaliação de fechamento, houve manifestações de grande satisfação com a oportunidade e um gostinho de quero mais com manifestações tipo “Curso fantástico”; “muito boa a troca de experiências”; “Curso diferenciado, estão de parabéns pela iniciativa. Agora vamos colher frutos e instigar mais apoiadores”; “Vamos fazer uma grande operação aqui no Turvo”.



Comments


bottom of page