top of page
Buscar

Encontro na Argentina fortalece restauração do Bosque Atlântico com contribuições do Curicaca

A Rede Trinacional de Restauração realizou seu encontro anual presencial em Puerto Iguazu, na Argentina, reunindo cerca de 30 instituições que atuam pela restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná. Durante três dias, participantes do Paraguay, Argentina e Brasil fizeram um nivelamento sobre as conquistas de 2023 enquanto construíram ações para aperfeiçoar em 2024 a atuação em rede dentro das demandas prioritárias de seus membros.



O Instituto Curicaca, que faz parte do Núcleo Gestor da RTR, contribuiu apontando alguns desafios práticos para a efetividade da restauração e para a qualificação da Rede. A importância de incidência nas políticas públicas de restauração nos três países, buscando uma maior harmonia. A necessidade de desenvolver um marco de referência para a atuação da Rede, que considere o conceito amplo e complexo da restauração, dentre eles o compromisso de fortalecer os esforços de evitação do desmatamento, já que recuperar o que foi perdido é imensamente mais caro e demora praticamente meio século para que as funções ecológicas retornem plenamente.


Na perspectiva de que a RTR possa fortalecer seu papel como estratégia multi-institucional coletiva, o Instituto Curicaca e a Guyra Paraguay, propuseram a criação de um Flagship Erva-mate dentro da Rede, tratando do uso da espécie na restauração e de sistemas produtivos orgânicos, ecológico e regenerativos. Durante uma primeira roda de conversas no encontro, mais de 15 pessoas e diversas instituições aderiram ao grupo de trabalho da erva-mate, que será também um espaço para fortalecer os valores internos da atuação cooperada.


Fique ligado nas próximas notícias sobre a Rede Trinacional de Restauração – RTR – e as trocas de experiências sobre a erva-mate nos três países.

Comments


bottom of page