top of page
Buscar

Equipe do Curicaca leva suas experiências ao XXII Congresso Latinoamericano de Herpetologia

O evento está acontecendo em Cochabamba, na Bolívia, reunindo herpetólogos e conservacionistas focados em répteis e anfíbios dos países de língua hispânica e lusa da América do Sul e América Centra. Nosso coordenador técnico Alexandre Krob e a herpetóloga Caroline Zank foram representar os diversos técnicos que atuam conjuntamente nos trabalhos de conservação.



No evento geral, apresentamos como estamos fazendo o monitoramento e o acompanhamento social do desmatamento na área de influência do sapinho-admirável-de-barriga-vermelha, por meio da customização dos Alertas do MapBiomas, denúncias ao Ministério Público e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul e um rigoroso acompanhamento dos processos com diálogos técnicos de contestação. O resultado são motivadores na reversão dos danos, mas também diversos gargalos e desafios na gestão pública estão sendo detectados e comprovados para subsidiar melhorias.


No Simpósio de Conservação e Pesquisa em Anfíbios organizado pela Amphibian Survival Alliance – ASA –, nosso propósito foi apresentar como o Curicaca vem contribuindo na conservação de anfíbios por meio de diversos projetos e políticas públicas. Mostramos que nossas estratégias são territoriais e que os anfíbios recebem destaque nas áreas onde atuamos. Nosso foco não é em espécies, mas num olhar complexo e integrador dos desafios e oportunidades para a natureza, a cultura e a socioeconomia locais. “Conservação acontece trabalhando com pessoas, sejam comunidade local, produtores agrícolas, políticos, empresários, agentes públicos e essa é uma de nossas estratégias centrais, sempre apoiada no conhecimento científico e no etnoconhecimento”, destacou Alexandre aos ouvintes.


O convite para a nossa participação veio da Amphibian Survival Alliance, uma organização internacional que reúne instituições do mundo inteiro que atuam com sapos, rãs, pererecas, salamandras, cecílias ou tritãos, e da qual somos aliados. O apoio para irmos ao evento veio da parceira @synchearth.

Bình luận


bottom of page