Buscar

Escola de Viamão recebe oficina de construção de aquecedor solar

Aprendizado e diversão andaram juntos na oficina de construção do aquecedor solar com material reciclado, que aconteceu sábado (26), na Escola Nossa Senhora de Fátima, em Viamão. Professores, funcionários, pais e alunos trabalharam na criação do equipamento que, além de fornecer água quente à comunidade escolar, ajuda na conscientização acerca da importância da utilização de fontes renováveis de energia e da reutilização do lixo.


No primeiro momento da manhã, o ministrante da oficina, Lessandro Rodrigues, explicou aos participantes como seria realizada a atividade e quais seus objetivos. Em seguida, na parte prática, todos ajudaram a recortar, pintar e montar as caixas de leite e garrafas pet que logo deixariam de ser lixo para se transformar em energia e conhecimento para quem trabalha e estuda na escola. Além disso, foi construído um mural com desenhos sobre os aprendizados da manhã feitos pelos próprios alunos.


Os estudantes, em sua grande maioria residentes do Assentamento Filhos de Sepé, se mostraram bastante interessados na atividade. Por isso, além do resumo dos passos da construção do aquecedor entregue no sábado, o Curicaca disponibilizará na biblioteca da escola uma apostila que explica detalhadamente as fases da atividade para os alunos que quiserem construir o aquecedor em suas casas.


O equipamento, feito para funcionar como modelo, abastecerá somente uma torneira da cozinha do local. Porém, ele pode também ser utilizado no aprendizado de diversas disciplinas, como, por exemplo, a Geografia, por depender do posicionamento solar para seu funcionamento. A atividade prática e a interação com algo diferente possibilitam o melhor entendimento do processo realizado, além do contato físico com o material de estudo, o que é sempre positivo.


A oficina foi a primeira intervenção complementar deste ano realizada na Escola Nossa Senhora de Fátima, onde, em 2010 e 2011, foram feitas diversas atividades de Educação Ambiental. Ainda neste ano, serão realizadas outras oficinas, cujos temas e formatos estão sendo definidos.

CURIO1.png