Buscar

II Simpósio Gaúcho de Herpetologia confirmado para final de setembro

O Brasil detém o maior número de anfíbios do mundo, em torno de 950 espécies, e o segundo maior número de répteis, cerca de 790 espécies, o que confere ao país destaque internacional quanto à sua biodiversidade. Muitas destas espécies se encontram seriamente ameaçadas por impactos provenientes das atividades humanas descontroladas. Um dos grandes desafios para a consolidação de ações de conservação e preservação de anfíbios e répteis no Brasil reside no fato de que ainda não temos uma rede de conhecimentos interagindo satisfatoriamente com os demais segmentos da sociedade. O risco iminente de desaparecimento de espécies destes dois grupos pode trazer consigo prejuízos incalculáveis em diversos serviços ambientais, como a manutenção de terras férteis, a pureza da água e do ar, a preservação de áreas de lazer e descanso, entre outros.


Tendo como objetivo o fortalecimento de uma rede, o II Simpósio Gaúcho de Herpetologia, organizado pelo Instituto Curicaca e o Laboratório de Herpetologia da UFRGS, será uma oportunidade única de conhecer o que está sendo feito em termos de pesquisa, consultoria e conservação no Rio Grande do Sul. É uma ótima chance para o diálogo e compartilhamento entre as instituições que atuam no tema, reunindo profissionais gaúchos com os de estados e países vizinhos. Para este ano já estão confirmadas palestras de alguns dos principais especialistas em herpetologia do Rio Grande do Sul. Serão oferecidas oficinas envolvendo temas ligados à herpetologia, além da seleção de resumos para apresentação em pôster e publicação em documento digital. O evento ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2014, no Campus do Vale, UFRGS.


As inscrições terão início no dia 1º de julho através de formulário a ser disponibilizado no site do Instituto Curicaca. Os valores das inscrições podem ser consultados na tabela abaixo. 



CURIO1.png