Buscar

Instituto Curicaca apresenta corredores ecológicos em Encontro Técnico da Fepam/Uergs


O Instituto Curicaca foi convidado a participar do projeto “Encontros Técnicos Fepam/Uergs: Ambiente, Estado e Sociedade”. O evento ocorre no dia cinco de dezembro às 09h30, no Auditório da Fepam. O coordenador do Instituto Curicaca, Alexandre Krob, vai falar sobre o que são corredores ecológicos e as metodologias utilizadas para definição dessa figura de gestão ambiental do território.


O Instituto Curicaca vem trabalhando com corredores ecológicos desde o ano de 2000, quando elaborou o primeiro desenho de conectividade entre os Parques Nacionais de Aparados da Serra e outras Unidades de Conservação da região do Planalto das Araucárias. Entre 2006, promoveu a criação dos microcorredores ecológicos da Restinga de Itapeva e sua zona de influência, localizada na porção nordeste da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, com o qual vem atuando na implantação. Mais recentemente, planejou e está implantando os corredores ecológicos para o cervo-do-pantanal na região da bacia do rio Gravataí. Essa experiência foi motivo da ONG ter sido selecionada pelo RS Biodiversidade para desenhar e planejar o corredor ecológico da Quarta Colônia de Imigração Italiana.


O projeto de extensão “Encontros Técnicos Fepam/Uergs: Ambiente, Estado e Sociedade” acontece de uma a duas vezes por mês e busca a aproximação, o reconhecimento e o intercâmbio dos saberem aplicados e acadêmicos, possibilitando uma reflexão conjunta que amplia e otimiza a compreensão e a prática de todos os atores. O público alvo do projeto são os servidores da Sema/Fepam, além da comunidade universitária da Uergs, para qual estão reservadas dez vagas aos acadêmicos interessados.

CURIO1.png