Buscar

Jóias do Refúgio estão brilhando em Exposição

Na última sexta-feira (2), foi inaugurada a exposição “Jóias do Refúgio Banhado dos Pachecos”, com fotografias e trabalhos de educação ambiental feitos por alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima de Viamão. Familiares dos alunos e parceiros do Curicaca, entre os quais representantes da Secretaria de Educação do município e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, prestigiaram o evento. A mostra estará aberta até o dia 18 de dezembro.


A emoção das crianças ao verem o resultado dos esforços feitos durante o último módulo de educação ambiental estava manifesta em cada frase e na vontade de mostrar, apontar e explicar aos presentes o que representava cada imagem, cartaz ou maquete ali expostos. A motivação para os trabalhos foi a própria Unidade de Conservação (UC) e o ambiente escolar, após um longo período de identificação e aproximação com a natureza.


Amanda Zang dos Santos, aluna do sexto ano ficou orgulhosa ao saber que a fotografia tirada por ela, virou destaque também no convite da exposição. “Eu estava ansiosa para ver o resultado e gostei muito, é uma experiência completamente diferente”, contou Amanda. Ela ainda complementou dizendo que “o melhor mesmo foi fazer os trabalhos”. Outros olhinhos brilhantes indicavam um globo cercado por mãozinhas pendendo do teto. “Somos todos nós cuidando da terra”, disse o pequeno Mateus Dai Prai, aluno do primeiro ano. Acompanhado da mãe e da avó, aproveitou para mostrar às duas o Refúgio, lugar que elas não conheciam mesmo sendo moradoras de Viamão, há mais de 20 anos.


E foi essa interação que o gerente da UC André da Rosa ressaltou em sua manifestação. “Vocês são nossos vizinhos e vieram a conhecer o espaço do Refúgio pelo Curicaca”, disse aos presentes, além de parabenizar as crianças e todos os envolvidos pelos trabalhos. Essa integração tem sido direcionada, até o momento, aos moradores do Assentamento Filhos de Sepé, cuja Reserva Legal é o Refúgio, mas a garantia de proteção às áreas naturais existentes no município deve ser interesse de toda população. As crianças e adolescentes têm uma função especial, nas palavras do Diretor Geral da Secretaria de Educação de Viamão Belini Romanzini, que representou o Secretário de Educação no evento: “Eles são protagonistas desta história e são aqueles que, no futuro, vão conscientizar as pessoas sobre a importância dessa área”.


Belini ressaltou que as ações de educação ambiental vêm sendo fortalecidas nas escolas do município e o Curicaca tem sido um parceiro nessa história. Já que o modelo pedagógico apresentado pelo Instituto ajuda a Secretaria a repensar e construir processos de ensino e propostas de atuação junto às UCs. Viamão abrange em seu território o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos e parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande. “Esse contexto, traz ao município a obrigação de educar pensando na sustentabilidade”, considerou Belini, que manifestou a intenção de estender os cursos de educação ambiental aos demais educadores do município. Para ele, a existência do Assentamento também facilita a conscientização e a preservação ambiental, como exemplo, os assentados que estão dentro de uma linha de produção orgânica, e assim já contribuem com as UC´s.


O Diretor da Escola Nossa Senhora de Fátima, Dirceu Sides do Nascimento, puxou as palmas para os professores, funcionários, alunos e a todos envolvidos no projeto. “Estamos muito felizes e satisfeitos com os resultados desse trabalho e queremos parabenizar a todos”, finalizou Nascimento. O coordenador técnico do Curicaca Alexandre Krob reforçou a importância da participação dos familiares, das crianças e adolescentes, além da escola na formação e ampliação de uma consciência ambiental para toda a região.

CURIO1.png