Buscar

Lançamento do site Arte do butiá e outras fibras do Sul

Resultado final e bastante aguardado do projeto “Artesanato com fibras naturais e palha do butiá: salvaguardando um bem cultural das comunidades da Mata Atlântica”, desenvolvido pelo Instituto Curicaca em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, o site Artes do butiá e outras fibras do Sul será lançado, no domingo dia 9 de março, às 16h, em Torres, no salão comunitário de Campo Bonito (BR 101). O evento será direcionado para os artesãos, suas famílias e comunidade em geral e será também um momento de trocas de experiências e reflexão entre os artesãos e a comunidade.



O processo de salvaguarda do modo tradicional de fazer do artesanato com folhas do butiazeiro já está em curso numa sequência de iniciativas que o Instituto Curicaca realiza no Litoral Norte do Rio Grande do Sul desde 2003. Esses saberes são ainda portados por algumas senhoras com mais de 50 anos, residentes no município de Torres e arredores, e não têm sido transmitidos devido ao desinteresse dos mais jovens, às limitações na forma de transmissão oral e a falta de reconhecimento e valorização desse bem cultural imaterial.


O site tem por intuito dar visibilidade a este saber tradicional e aos seus portadores, através de informações, ilustrações, fotografias, esquemas, infográficos e entrevistas que foram realizadas pela equipe ao longo de 2013, além de indicar os locais de revenda, facilitando o acesso ao trabalho das artesãs para pessoas de fora da comunidade. A valorização do artesanato com a palha do butiá tem, ainda, relação direta com a conservação desse ecossistema, que antigamente era uma paisagem predominante na região e hoje conta apenas com poucos remanescentes. O uso de outras plantas nativas da região para a produção de artesanato também fará parte do conteúdo do site, mas o enfoque principal será na palha de butiá. Haverá ainda uma página no Facebook relacionada ao site com atualizações mais freqüentes sobre o desenvolvimento do projeto e sua continuidade.

CURIO1.png