Buscar

Lista Vermelha da fauna do RS é publicada num ato coerente, mas após muita luta



Coisa muito boa, mas rara, é poder divulgar boas notícias sobre meio ambiente. Hoje é um desses dias, pois agora a pouco foi finalmente publicada no Diário Oficial a Lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Estado do Rio Grande do Sul (baixe aqui). O ato aconteceu depois de mais de um ano de espera após a finalização da lista, sob muitas pressões setoriais para que o peixe dourado não estivesse entre as espécies ameaçadas, mas também sob a pressão de pesquisadores e ambientalistas para que fosse publicada imediatamente e na íntegra, com todas as espécies.


Conseguir a oficialização da lista não foi fácil. Desde o seu término, em 2013, a equipe técnica da Fundação Zoobotânica e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente faziam esforços internos dentro do Governo para que a lista fosse publicada. Havia conflitos de interesse entre Secretarias e um forte riscos de que a publicação fosse deixada para depois das eleições ou para ser decidida num próximo Governo. Foi preciso um empurrãozinho do Instituto Curicaca, com mobilização, abaixo assinado e divulgação do problema nas mídias, para que o Governo se mexesse e desse esse passo tão importante para a conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul.


Agradecemos ao Governador Tarso Genro e ao Secretário de Meio Ambiente Neio Pereira por terem, enfim, mantido a coerência com as afirmações técnicas dos trabalhos da Fundação Zoobotânica e inúmeros pesquisadores. Agradecemos pelos esforços dos técnicos e funcionários públicos que vêm insistentemente buscando a publicação. Agradecemos, acima de tudo, as quase 2000 pessoas que assinaram a petição on-line (veja aqui a situação em 8 de setembro) e para as quais podemos retornar com essa notícia de sucesso. Embora a Secretaria de Meio Ambiente tenha nos aberto uma agenda para uma entrega oficial da petição apenas no final dessa semana, a força da petição esteve presente em todas as conversas e negociações que antecederam essa data.Agora é estar em cima para que a lista seja respeitada!!! 

CURIO1.png