Buscar

Manifesto contrário à licença de Pai Querê será entregue hoje em Brasília, POA e Florianópolis

Numa dinâmica rápida de apenas uma semana, ONGs, movimentos e fóruns colegiados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e diversas outras regiões do Brasil, integraram-se manifestando à Presidente da República, Exma. Sra. Dilma Roussef, e ao presidente do IBAMA, Sr. Volney Zanardi Júnior, que é preciso negar a licença ambiental da hidrelétrica de Pai Querê. O ato surge pela iminência de um posicionamento do órgão licenciador quanto à viabilidade do empreendimento.


O manifesto, que pode ser visto na íntegra aqui, possui mais de cinqüenta adesões e será entregue hoje, dia 18 de outubro, às 17 horas, simultaneamente para o IBAMA em Brasília, Porto Alegre e Florianópolis. Na capital gaúcha, o Superintendente Sr. João Pessoa receberá o manifesto de ONGs e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em Florianópolis, o Superintendente em Exercício, Sr. Marcos Melo, receberá de ONGs catarinenses. Em Brasília, o Presidente do IBAMA, Sr. Volney Zanardi, receberá o manifesto das mãos do Instituto Curicaca.


No texto, as instituições relembram que a posição contrária à licença surgiu de um amplo conjunto de argumentações técnicas, as quais demonstraram a inviabilidade do empreendimento, pelo seu impacto ambiental e cultural impossíveis de serem compensados ou mitigados. Os argumentos foram apresentados por instituições ambientais públicas e privadas, colegiados, universidades e seus pesquisadores nas audiências públicas em Porto Alegre, Bom Jesus, São Joaquim e Lajes. A maioria não teve contestação nas análises técnicas do IBAMA que se seguiram, sendo então corroboradas.


No momento da entrega, uma grande manifestação pública estará acontecendo na frente da sede o IBAMA em Porto Alegre, para a qual estão previstas mais de 300 pessoas e diversas instituições do Rio Grande do Sul. Acompanhe no nosso site e Facebook os relatos e desdobramentos das manifestações.

CURIO1.png