Buscar

Mesmo longe do mar, caxienses podem ajudar no enfrentamento da poluição dos oceanos com plásticos



Na última sexta-feira, 7 de junho, a equipe do Curicaca participou da Semana do Meio Ambiente 2019 de Caxias do Sul, com um bate papo com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Avelino Boff. A atividade foi conduzida por Letícia Rech, Rodrigo Becker e Nélson Angelos e tratou de toda problemática do plástico, desde a produção até as formas de descarte. O grupo também apresentou aos estudantes o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no qual será executado o projeto “Bird Watching to Reduce Plastic Pollution”, vencedor do edital do EOCA.


À convite da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, o Curicaca esteve no município conduzindo atividade alinhada com nosso programa de difusão da ciência. Com intuito de promover a sensibilização, mobilização e conscientização, chamamos a atenção para a importância dos patrimônios natural e cultural com o objetivo da transversalidade com os projetos conduzidos pela ONG. A apresentação do projeto “Observação de aves ajudando a reduzir a poluição com plásticos” aproximou os alunos do Distrito de Fazenda Souza para a atual realidade ambiental que o Planeta se encontra. 



A conversa, apesar de leve, lembrou os jovens estudantes de Ensino Médio que somos todos responsáveis pelo estado de poluição que nossos oceanos e que, da mesma forma que as consequências nos cabem, a solução para esse cenário também deve partir do coletivo. Indicando alternativas para atuar contra essa crescente poluição, lembramos que além de repensar nosso consumo reduzindo a quantidade de plástico usado, também é nosso dever dar o destino adequado para todos rejeitos que geramos. 


Não bastam apenas ações individuais, nossa participação como cidadãos deve exigi posições a favor do meio ambiente por parte dos nossos governantes e das grandes empresas responsáveis pela distribuição e utilização de todo esse resíduo, também é de fundamental importância para revertermos esse cenário caótico e poluído que os oceanos se encontram.

CURIO1.png