Buscar

No Parcão, atividades do Curicaca atraem crianças

Durante o fim de semana, 24 e 25, o Curicaca esteve presente no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre, com atividades voltadas à educação ambiental. Fazendo parte da programação da “Exposição Itinerante do Cidadão Atuante – A Mata Atlântica é aqui!” da ONG SOS Mata Atlântica, o Instituto interagiu, através de jogos e histórias, com mais de 40 crianças.


Foi instalado no Parque o jogo de educação ambiental do Curicaca “Conduta Consciente”. Um tabuleiro no chão e dois grandes dados atraíram os olhares curiosos das crianças que passavam.  O jogo, além de divertir e entreter devido suas cores e desenhos, ensinou aos menores noções de como agir em uma unidade de conservação, respeitando os animais e a natureza. Briza, cinco anos, gostou especialmente da casa do tabuleiro na qual pode salvar um bichinho atropelado.

Também chamou atenção dos pequenos o teatrinho da “Gotita” que contava a história de uma gotinha atravessando o percurso de um rio poluído. A pequena gota que saiu das nuvens atravessava uma grande extensão de água onde encontrava espuma de lavadeiras, lixo, veneno e esgoto. Após a trajetória da gota que voltou ao céu devido à evaporação, as crianças eram questionadas “o que precisamos fazer para a gotita ficar feliz?” E respondiam com entusiasmo “não jogar lixo nos rios!”.

Pais, professores e interessados também pararam para conversar, relatando a existência de uma demanda latente na área de educação ambiental. A professora de educação infantil, Cleonice Lacerda, falou que só na Restinga existem nove escolas municipais que seriam focos para essas atividades.  “Além das atividades de educação ambiental voltadas especificamente para regiões de entorno das Unidades de Conservação, pretendemos ampliar nossos esforços para conseguir interagir de maneira mais freqüente nos parques e praças da capital”, coloca, Alexandre Krob, coordenador técnico do Instituto Curicaca.

CURIO1.png