Buscar

Nova rodada de oficinas troca experiências escolares em Educação Ambiental

Ao longo dos meses de outubro e novembro, na região da Campanha, do Escudo e do Litoral Médio, o Instituto Curicaca realizou Oficinas de Experiência Significativa em Educação Ambiental. A iniciativa, promovida pelo Projeto RS Biodiversidade e com a parceria da Secretaria Estadual de Educação é destinadas aos professores da rede pública estadual que ao longo do ano estiveram participando de diversas ações de capacitação em Educação Ambiental. Tem o objetivo de promover a troca de experiências entre estes professores e suas respectivas escolas.



Até o momento, a formação, divididas em quatro etapas, abrangeu mais de 300 professores de 33 municípios. Nos dias 6 e 7 de outubro foi em Uruguaiana, nos dia 21 e 22 em Caçapava e nos dias 3 e 4 de novembro em Tavares. Em Santa Maria será nos dias 18 e 19 de novembro. A sequencia de formação vem buscando o estimulo à conscientização sobre a biodiversidade, sua conservação e uso sustentável. Muitas das experiências compartilhadas pelos professores trataram de novas iniciativas que surgiram a partir da formação ou de ações já realizadas, mas que incluíram de alguma forma os aprendizados construídos nas formações.


Dentre as experiências apresentadas, apareceram situações em que as dinâmicas experimentadas nas nas oficinas foram replicadas pelos professores em suas escolas, a fim de estimular com os alunos maneira mais sensível e efetivas em relação à temática. Houve relatos de momentos de compartilhamento dos aprendizados com professores que não participaram das oficinas. Inclusive, alguns professores já conseguiram promover em suas escolas o início da inserção da temática ambiental nos Projetos Político Pedagógicos.

CURIO1.png