Buscar

Oficinas de sensibilização em Educação Ambiental têm início no Litoral Médio e na Quarta Colônia

Nos dias 13 e 14 de março, em Barra do Ribeiro, o Instituto Curicaca deu início às atividades de Educação Ambiental para as quais foi escolhido como executor técnico no âmbito do Projeto RS Biodiversidade. As oficinas de sensibilização são destinadas a professores da rede pública estadual em quatro regiões do estado e abrange 33 municípios.


Dividido em quatro etapas, as iniciativas correspondem a um conjunto de ações que visam a estimular a conscientização sobre a biodiversidade, sua conservação e uso sustentável, e desenvolver a inserção transversal de temas como educação ambiental, biodiversidade e sustentabilidade nos projetos político pedagógicos escolares.



Serão realizadas ao longo de 2014 três oficinas com enfoques na sensibilização para a temática, inserção da discussão nas escolas, troca de experiências significativas em EA e, ainda, um curso semipresencial que pretende fomentar a elaboração de um projeto aplicável nas respectivas escolas em que os professores atuam.



Nesta primeira etapa em Barra do Ribeiro e na Quarta Colônia, nos dias 17 e 18 de março, foram trabalhadas dinâmicas que visam a desenvolver a percepção dos sentidos, o reconhecimento do próprio corpo e o do outro, promovendo a interação entre o grupo de educadores e instigando sua capacidade de mediação em dinâmicas e atividades de grupo.


Através de relatos dos próprios participantes, as oficinas proporcionaram uma abertura do olhar e ampliação de perspectivas com relação à temática ambiental, cuja ideia mais imediata se restringia primeiramente à questão do lixo e da reciclagem. Em depoimento por escrito, a professora Renata Ávila Troca, da 18ª CRE, que participou da oficina em Barra do Ribeiro, destaca o desenvolvimento da noção de que nosso próprio corpo é um agente de transformação: “nosso trabalho como educadores deve transpassar o concreto e chegar no abstrato daquilo que nos compõe”.


As oficinas de sensibilização em educação ambiental terão continuidade em Uruguaiana, nos dias 24 e 25 de março, e em Caçapava do Sul, nos dias 31 de março e 1° de abril.

CURIO1.png