Buscar

Palestra com Dra. Ariadne Angulo (IUCN) apresentou a situação global de répteis e anfíbios

Na palestra de abertura do II Simpósio Gaúcho de Herpetologia a Dra. Ariadne Angulo, da IUCN, apresentou a situação global de répteis e anfíbios, a dinâmica do conhecimento de novas espécies e da evolução das ameaças a sua conservação. Como era de esperar, a fragmentação de habitat e as espécies invasoras aparecem como fortes ameaças, mas a grande fragilidade do grupo ao aquecimento global e a suceptibilidade à doenças emergentes são preocupações que estão provocando a readequação das estratégias de conservação.

Dentre os desafios de conservação, Ariadne lamentou o "quanto anfíbios e répteis ainda são preteridos na disponibilidade de recursos para a conservação, comparativamente à mamíferos e aves, e como são necessárias ações integradas e coordenadas para a sua conservação, ainda raras no contexto internacional".

Glayson Bencke questionou se "a escala do planejamento da conservação é adequada, já que as ações efetivas de conservação acontecem na prática em escala local e os planos são de nível internacional e nacional". Para Ariadne, quanto mais local ou regional o planejamento, maior a sua capacidade de avaliar as ameaças e de envolver atores que estão atuando próximos às espécies e habitat ameaçados.

Andreas Kindel apontou "a dificuldade de os planos de conservação integrarem capacidades efetivas de atuar sobre as ameaças, que tem causas econômicas, sociais ...". Ariadne informou que há uma tendência de se mudar de planos de ação para planos estratégicos, que consigam ampliar sua capacidade efetiva.

O Prof. Mário Borges, do Laboratório de Herpetologia, exemplificou com o enfrentamento das ameaças ao Melanophriniscus admirabilis, em Arvorezinha, no Rio Grande do Sul, onde uma ação articulada entre UFRGS, Instituto Curicaca e ICMBio conseguiu, enfim, impedir o licenciamento de uma hidrelétrica. Alexandre Krob, do Instituto Curicacacompletou que sem as ações complementares de academia, governo federal e organização não governamental, a situação não teria sido revertida. Para Ariadne, esse é um exemplo de sucesso de altíssima importância.

CURIO1.png