Buscar

Parceria entre WWF-Brasil e Curicaca na conservação da onça-pintada é renovada

O Instituto Curicaca formalizou a renovação da parceria com a WWF-Brasil para a realização do projeto Conservação da onça-pintada na região meridional do Corredor Trinacional, que visa reduzir as principais ameaças ao maior felino da América do Sul, promover capacidades para os agentes de fiscalização ambiental no controle da caça e do desmatamento, promover ações de pesquisa, engajamento social e coexistência com a espécie e fortalecer o monitoramento da onça e suas presas e as ameaças que colocam em risco esse grupo. O projeto, que está sendo executado no Parque Estadual do Turvo e seu entorno, é feito em conjunto com o Instituto de Biociências da UFRGS, a Sema/RS e a Prefeitura Municipal de Derrubadas.


A renovação, que foi firmada no início de dezembro e tem validade até junho de 2022, vem para continuar a enfrentar os principais desafios do PE do Turvo e região que são a necessidade da conexão com as extensas áreas de florestas do território argentino contíguas ao Parque do Turvo e relativamente contínuas até o Parque Nacional do Iguaçu.


Nessa nova etapa do projeto focaremos em realizar parcerias locais para o monitoramento de ameaças, identificar áreas prioritárias para a restauração florestal, estabelecer o diagnóstico da cobertura florestal mais atual possível com base em dados secundários atual do território, levantar e descrever a distribuição da abundância das principais presas da onça-pintada no território.

De onde surgiu a parceria com o WWF Brasil?

Há vários anos atrás o Curicaca participou como convidado da WWF-Brasil no desenho de planejamento da ecorregião do Alto Paraná, na forma de Corredor Trinacional. Mais tarde passou a integrar a Rede do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, quando assumiu o papel de articulador da implantação da porção sul do corredor, que inclui o Parque Estadual do Turvo e as Reservas Indígenas do Guarita e de Nonoai. A parceria tomou proporções práticas no final de 2018, quando o WWF Brasil quis apoiar de forma efetiva a atuação do Curicaca.