Buscar

Parque de Itapeva volta a ter destaque na mídia

As últimas iniciativas voltadas ao Parque de Itapeva, que incluem a incorporação de sugestões do Conselho Gestor para aprimoramento do Plano de uso Público (Pup), colocaram o tema novamente em evidência. O coordenador técnico do Instituto Curicaca Alexandre Krob concedeu três entrevistas sobre o tema à Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, na última semana. No último dia 21, as sugestões do Conselho Consultivo do Parque de Itapeva para fortalecer e dar andamento ao Pup foram aceitas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O Instituto Curicaca é representante permanente do Conselho e foi chamado pela mídia para esclarecer o tema. Na manhã de quinta-feira (27), o jornalista João Garcia entrevistou Alexandre Krob, ao vivo, no programa Manhã Bandeirantes, a fim de divulgar à sociedade o que significam os novos passos voltados ao Parque. Krob destacou o grande salto da Unidade de Conservação (UC) ao intensificar os esforços para maior integração com a comunidade. Ao mesmo tempo que reafirmou o comprometimento da atual gestão em tornar o Peva efetivo, não dando crédito aos discursos de que se trata de um “parque de papel”. Além de fortificar a urgência de ações para realização da regularização fundiária na área.

“É importante que a mídia fale do Parque, assim como a sociedade que precisa estar atenta, pois esta não é uma questão resolvida, a efetivação da UC também depende da mobilização e pressão da população”, ressalta Krob. As etapas do Plano, nas quais estão incluídos o diagnóstico e elaboração de cenários para o uso público e a realização de projetos executivos de trilhas educativas são concomitantes aos esforços do Curicaca de acionar os representantes públicos para dar encaminhamento às propostas apresentadas na audiência pública ocorrida em setembro.

O Curicaca está agendando encontros com os deputados envolvidos na Comissão de Segurança e Serviços Públicos onde a questão do espaço do Parque foi discutida. O Curicaca ainda mantém em circulação o abaixo-assinado que propõe a integração de forças para efetivação do Parque, por meio de propostas viáveis para satisfazer as diversas demandas para área.

Ouça o áudio da entrevista de Alexandre Krob ao programa Manhã Bandeirantes aqui.

CURIO1.png