top of page
Buscar

Parque Nacional de Iguaçu e Curicaca iniciam parceria para plano de proteção

Tendo como inspiração o Plano de Integrado de Controle da Caça da onça-pintada e outros grandes mamíferos ameaçados da região do Parque Estadual do Turvo, a coordenadora de proteção do Parque Nacional de Iguaçu, Patrícia Iwamoto, convidou o Instituto Curicaca para dar apoio técnico à elaboração de um plano de proteção para a Unidade de Conservação e seu entorno. A iniciativa abrangerá outras ameaças além da caça, mais precisamente o extrativismo ilegal de palmito, a pesca ilegal de espécies ameaçadas de extinção e endêmicas e o desmatamento no entorno imediato.



O primeiro passo efetivo foi uma apresentação técnica do planejamento contra a caça no Turvo, que foi facilitado pelo Curicaca envolvendo diversos órgãos de fiscalização ambiental e com apoio do @wwfbrasil . O coordenado técnico da ONG, Alexandre Krob, mostrou como foi elaborado, as ações já realizadas e os resultados preliminares positivos após o primeiro ano de implantação. Isso aconteceu numa reunião da Câmara Técnica de Proteção do Parque, vinculada ao conselho gestor, contando com a presença de representantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental do Paraná, Agência Brasileira de Inteligência, Exército, Aeronáutica e Marinha, além do chefe do parque, Ulisses dos Santos, e equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.


Na sequência, Polícia Federal, Polícia Civil, Curicaca e ICMBio fizeram um sobrevoo de helicóptero sobre o Parque Nacional, seu entorno e seu vizinho argentino, o Parque Nacional de Iguazu. O objetivo foi fazer um reconhecimento do terreno para compreender melhor as áreas de maior risco à presença de caçadores e palmiteiros, as rotas de acesso por água e por terra, bem como buscar as áreas de concentração do surubim-do-iguaçu, que sofre grande ameaça por pescadores que invadem a área protegida.


Uma agenda de trabalho presencial e remoto já foi definida para 2024. Acompanhe nosso apoio técnico ao Parque Iguaçu ao longo do ano que entra.

bottom of page