Buscar

Plano de Ação Territorial Planalto Sul avança com reunião do Grupo Técnico Assessor

O PAT Planalto Sul deu passo importante com a reunião do Grupo Técnico Assessor - GAT - realizada na FLONA de São Francisco de Paula nos dias 5 e 6 de novembro. A equipe, coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, tratou de revisar a Matriz de Planejamento e definir as ações com maior prioridade para terem sua implantação apoiada com recursos do GEF Terrestre.



Os recursos financeiros de apoio à implantação são escassos, apenas 450 mil reais para os próximos cinco anos. Então, o GAT resolveu inovar. Reservou cerca de 20% do recurso para a realização de ações estruturantes que deverão criar condições para que todo o conjunto de atividades possa ser realizado. A preocupação dessa nova abordagem está na captação de novos recursos, na comunicação interna do grupo e na governança do PAT.



Os próximos passos são a publicação das portarias que formalizarão o Grupo e a matriz de ações. Em seguida, deverá ser publicado o sumário executivo para ampla distribuição no território. O Instituto Curicaca é parceiro dessa iniciativa fazendo parte do GAT e sendo articulador e colaborador de diversas atividades. Para saber mais, consulte o GEF Pró-Espécies conduzido pelo MMA com apoio executivo do Funbio.

CURIO1.png