Buscar

Plano de manejo de Unidades de Conservação é tema de reunião em SP

A Comunidade de Ensino e Aprendizado em Planejamento de Unidades de Conservação realizou, na semana passada, mais uma reunião para a discussão dos roteiros metodológicos propostos pelo IBAMA/ICMBio que guiam a formulação de planos de manejo das Unidades de Conservação no país. O encontro, que aconteceu na Academia Nacional de Biodiversidade (ACADEBio), na cidade de Iperó (SP), reuniu cerca de trinta pesquisadores e técnicos que vêm atuando na área, e contou com a colaboração de especialistas da América do Sul. O objetivo do grupo é discutir e propor uma nova metodologia que torne mais eficaz a aplicação dos planos de manejo na gestão das Unidades.


O coordenador técnico do Instituto Curicaca, Alexandre Krob, foi convidado para colaborar na reunião e, na oportunidade, passou a fazer parte da Comunidade. Segundo ele, é importante tornar os planos de manejo das Unidades de Conservação (UCs) ferramentas que possibilitem a implementação de ações efetivas pelo gestor da Unidade. Os administradores das UCs normalmente dispõem de um grande levantamento de informações sobre a biodiversidade local, porém não têm conseguido utilizá-las para atender às demandas práticas surgidas na gestão das áreas protegidas. De um modo geral, o conhecimento sistematizado ou gerado por meio dos diagnósticos dos planos de manejo não respondem às perguntas e desafios de gestão.


As ideias discutidas na reunião devem continuar subsidiando publicações com os resultados dos trabalhos da Comunidade e estarão acessíveis aos órgãos gestores de Unidades de Conservação federais e estaduais.



CURIO1.png