Buscar

Prioridades da APA do Banhado Grande para 2013 e 2014 estão sendo definidas

No último dia 26 de novembro os conselheiros da APA do Banhado Grande se reuniram para definir o que deve ser pauta do Conselho nos próximos dois anos. Dois GTs, criados em encontro anterior, apresentaram temas pesquisados. A demanda mais importante continua sendo a pressão por um plano de manejo.

Quatro temas prioritários foram definidos para a gestão da área. Para cada um destes, foi constituído um Grupo de Trabalho que deve apresentar uma proposição de soluções na próxima reunião, em março de 2013. A pressão para a realização do plano de manejo, a qualificação dos conselheiros, a articulação com prefeituras da área de abrangência da APA e o estabelecimento de restrições a acampamento no território são os tópicos definidos.

A Área de Proteção Ambiental, que abrange quatro municípios na região metropolitana, ficou dez anos na espera de um conselho de gestão, e este, uma vez formado,  luta há três anos por um plano de manejo. A Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMA) chegou a contatar Fundação Zoobotânica (FZB) que apresentou uma proposta de elaboração de plano, porém não houve acerto no final das contas.  O plano de manejo é fundamental para definir zonamentos e uma maneira de administrar a região de forma sustentável. E não depende apenas do Conselho, já que é o Estado que precisa contratar a elaboração do plano.

O conselho volta a se reunir em março, quando serão apresentados os pareceres dos GT’s formados agora.

CURIO1.png