Buscar

PROCERVO realiza balanço do segundo semestre de 2013

No último dia 17 de dezembro aconteceu, na UFRGS, a segunda reunião do Programa de Conservação do Cervo do Pantanal no Rio Grande do Sul (PROCERVO) em 2013, com a realização de um balanço das atividades no segundo semestre do ano que recém findou.



Os esforços têm convergido para fortalecer a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) entre os proprietários e assentados que possuem atividades rurais no entorno do do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pacheco e na APA do Banhado Grande. A proposta é que estas propriedades ao fazerem o seu cadastramento definam suas Reservas Legais dentro dos corredores ecológicos que foram planejados, contribuindo para a conservação do cervo e de seu habitat.


Ainda, foi apresentado pelo Prof. Andreas Kindel da UFRGS os avanços tecnológicos para o monitoramento da população relictual dos cervídeos. Numa parceria entre o Instituto de Biociências e o Instituto Curicaca, em 2014 será utilizado um Veículo Aéreo Não Tripulado aquirido pela UFRGS para sobrevoar a região. Com equipamento fotográfico de última geração, essa ferramenta será um grande reforço para detectar onde estão os últimos exemplares desse animal criticamente ameaçado e que resistem na região. Foram discutidos ainda os esforços que vêm sendo feitos para acessar recursos financeiros de apoio ao Programa e o plano de manejo da APA do Banhado Grande, que deverá incorporar as estratégias do PROCERVO. 

CURIO1.png