Buscar

Projeto de Educação Ambiental retoma atividades em agosto


O projeto de Educação Ambiental desenvolvido no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, pelo Instituto Curicaca, vai retomar o segundo módulo de ensino em agosto. As atividades vêm sendo desenvolvidas na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e foram interrompidas devido às férias escolares. A última etapa dessa fase vai levar os alunos do jardim ao 9° ano às nascentes do rio Gravataí, localizada próxima ao assentamento.


“As atividades de Educação Ambiental que são dirigidas aos alunos da escola atingem indiretamente toda a família do estudante”, conforme explica a mediadora do Instituto Curicaca, Simone Ximenes. O tema do segundo módulo do projeto fala sobre “biodiversidade de ambientes úmidos” e não foi escolhido por acaso, o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças e nos adolescentes caminha juntamente com o objetivo de conservação do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, localizado no entorno do assentamento Filhos de Sepé.


A mediadora, Patrícia Kunt, vê uma interação crescente dos alunos nas atividades. “O maior envolvimento dos adolescentes ao longo dos encontros é bastante marcante”, aponta Patrícia. A expectativa é grande para o próximo módulo, no qual os estudantes do 6° ao 9° ano irão fazer fotos do Refúgio e depois realizar uma exposição com as imagens.


O primeiro módulo que iniciou o projeto aconteceu em 2010. Ele tratou sobre “horta ecológica e alimentação saudável” e teve como resultado uma horta que está sendo cuidada pelos alunos da escola. Neste momento foram trabalhados conceitos sobre agroecologia e permacultura. A mediadora Gabriele Volkmer explica que houve uma preocupação em fechar o ciclo da horta, “os alunos plantaram, colherem e comeram os alimentos produzidos”.


O terceiro e último módulo do projeto vai tratar sobre “unidades de conservação e corredores ecológicos”. Nesta etapa, serão feitas ações educativas mensais com os professores da escola. Até o fim do ano, também vão acontecer duas oficinas com os pais dos alunos para que eles possam visualizar o que seus filhos estão aprendendo, além de trabalhar com atividades e conceitos relacionados à agroecologia.


O projeto de Educação Ambiental na escola Nossa Senhora de Fátima é fruto de uma parceria entre o Instituo Curicaca e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os esforços visam à conservação da biodiversidade do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos e dos recursos hídricos do assentamento. O Refúgio abriga as nascentes do rio Gravataí, que são altamente estratégicas, por abastecerem vários municípios da grande Porto Alegre. Também o local é o último abrigo do cervo do pantanal no estado, espécie ameaçada de extinção no mundo.


Estão participando do projeto as mediadoras Simone Ximenes, Gabriele Volkmer, Renata Caron Viero e Patrícia Kunt, sob a coordenação de Alexandre Krob.

CURIO1.png