Buscar

Reserva Biológica Mata Paludosa tem sua área ampliada

A Reserva Biológica (ReBio) Mata Paludosa, da qual o Instituto Curicaca participa através do Conselho Consultivo, teve sua área ampliada por meio do Decreto nº 49.578, de 13 de setembro de 2012. A área da Unidade de Conservação (UC), localizada no município de Itati, passou de 113 ha para cerca de 272 ha.


A ampliação da UC era uma recomendação antiga de diversas instituições ambientais. Ainda em 2000, durante o planejamento de corredor ecológico que ligaria o Parque Nacional dos Aparados da Serra e a ReBio da Serra Geral, o Curicaca se posicionou oficialmente pelo aumento da área em direção àquela Reserva, de forma a fortalecer a conectividade entre os dois remanescentes.


A ampliação aumenta a consistência da ReBio Mata Paludosa, considerada muito pequena e fragilizada pelo fato de ser cruzada pela rodovia Rota do Sol. O local tem grande importância na conservação da fauna, principalmente de anfíbios e aves que só existem neste tipo de ambiente, e da flora, que conta com uma grande quantidade de epífitas – como bromélias e orquídeas – e de palmeiras - como a Juçara.

CURIO1.png