Buscar

Reunião do CERBMA conta com a presença do presidente do Conselho Nacional da Reserva

A última reunião do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA/RS) contou com a presença do presidente do Conselho Nacional da Reserva, Clayton Lino. Ele apresentou uma síntese do trabalho que vem sendo realizado e os principais projetos que estão em andamento. Além dele, esteve presente a chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Márcia Correa.


Na oportunidade, Lino falou sobre a importância da criação de novas Unidades de Conservação (UCs) no estado, principalmente no bioma Pampa, que conta com somente 1,5% de sua área sob proteção. O presidente afirmou também que o Conselho Nacional aprovou uma moção solicitando atenção para a implantação do Parque Estadual da Quarta Colônia, localizado na região central do estado.


Outro assunto abordado foi o Mosaico Porta de Torres, projeto coordenado pelo Curicaca que tem como objetivo a criação de uma gestão integrada das áreas protegidas do Planalto, Encosta e Planície Costeira Norte do RS. O assunto já havia sido internalizado na SEMA por meio de algumas reuniões demandadas pelo Curicaca. Recentemente, o secretário estadual do meio ambiente, Helio Corbellini, se manifestou favorável à proposta. A expectativa é de que a Secretaria se torne uma parceira ativa do projeto.


Por fim, Lino manifestou a importância da criação da Reserva da Biosfera do Pampa, demanda que já vem sendo tratada pela SEMA a partir da solicitação de algumas prefeituras da região pampeana e com interveniência do Curicaca. Segundo ele, se for efetivada sua criação, a nova Reserva deve gerir as áreas de transição entre o bioma Pampa e Mata Atlântica, atualmente sob cuidados da RBMA. Após a reunião, Lino se reuniu com Corbellini para debater estes e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica no estado.

CURIO1.png