Buscar

Reunião sobre arqueologia na Curicaca

A arqueóloga Gislene Monticelli, associada da Curicaca, esteve na sede da ONG, na tarde do dia 22/7, para uma reunião sobre o próximo módulo da Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica, cujo tema será o Patrimônio Arqueológico. O encontro com a equipe de educação ambiental serviu para delinear as atividades que envolverão alunos de escolas da rede pública estadual dos municípios da região de Torres, no litoral norte do Estado.


A iniciativa, promovida desde 2005 pela ONG no entorno do Parque Estadual de Itapeva, tem como objetivo a conservação da biodiversidade e da riqueza cultural dessa parte do Estado. Na Ação Cultural, em seus diferentes módulos, são valorizados os saberes, fazeres, formas de expressão, modos de viver, monumentos, sítios arqueológicos e lugares naturais que se articulam no desenvolvimento sustentável das comunidades.


Para o segundo semestre de 2008, a Curicaca está preparando um novo módulo da Ação, que tratará do Patrimônio Arqueológico. Na reunião do dia 22, os participantes trocaram idéias sobre como estimular os pequenos através do contato com a realidade vivenciada numa escavação. O trabalho com escolares na região de Torres incluirá atividades que simulam a rotina de um sítio arqueológico.


Nas quadrículas, áreas delimitadas para escavação, as crianças terão a oportunidade de trabalhar em equipe e de descobrir vestígios de povos antigos, como fragmentos de cerâmica, pontas de projéteis e utensílios de pedra. São elementos que estimularão o interesse e o aprendizado sobre os diferentes grupos que ocuparam a região de Itapeva: populações sambaquianas, grupos ceramistas e colonizadores europeus.

CURIO1.png